quinta-feira, 10 de julho de 2014

Livro infantil 4: O cuquedo

Hoje partilho com vocês um livro que os meus filhos adoram.

Folheei numa livraria e não fiquei fascinada, mas, depois do meu filho falar, e voltar a falar do livro, acabei por comprar. No colégio um dos meninos levou o livro e parece que foi um sucesso total no grupo.

Em casa, o livro continua a brilhar. Até a minha princesa que, mais pequenina, não se prende muito às histórias, adora este livro.

Sendo um dos objetivos previstos nas metas curriculares propostas pelo Ministério da Educação, o reconto, este livro é ótimo para esse efeito. Pelo menos, lá em casa foi! Tanto um como outro, agarram no livro e contam a história toda, com muita gargalhada pelo meio, por sinal.

Livro: O cuquedo, de Clara Cunha com ilustrações de Paulo Galindro, da Editora Livros Horizonte


O efeito repetitivo do texto, as simpáticas ilustrações com efeitos cómicos, prendem as crianças ao livro.

Andava uma manada de hipopótamos de lá para cá e de cá para lá, quando apareceu uma zebra e disse: alto lá! Podem dizer-me o que andam vocês, hipopótamos, a fazer, de lá para cá e de cá para lá?


- Ai, tu não sabes? - Gritaram os hipopótamos entre dentes.
- Chegou à selva o Cuquedo!
- E quem é o Cuquedo? - perguntou a zebra.
- O Cuquedo é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar.

À zebra seguem-se os elefantes, as girafas, os rinocerontes...
Uma debanda de animais, quando aparece o Cuquedo...




Quanto a mim, já tenho utilizado esta história para relativizar os medos, para falar dos animais da selva, para brincar com eles com o "ALTO LÁ!".
Vale a pena! Texto muito simples, para os mais pequeninos, e não só, e ilustrações muito engraçadas... Os potenciais a explorar, eu já referi alguns, por acaso, agora aquando da pesquisa para o link da editora, encontrei alguns trabalhos já feitos por educadores de infância que acho que também vou utilizar com os meus pequenos! Desde contagem de letras, sílabas, ordenar, ilustrar...




Sem comentários:

Enviar um comentário